Notícias

Golfinhos são vistos pela primeira vez em Nova York após recuperação do rio Bronx

Golfinhos são vistos pela primeira vez em Nova York após recuperação do rio Bronx
Crédito: Bronx River Alliance

Após a recuperação do rio Bronx, que por muito tempo foi um esgoto a céu aberto, a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, recebeu a visita de dois golfinhos, que não eram vistos desde 2017. A regeneração do rio que corta a cidade, mostra que com esforço é possível recuperar nossos rios, restabelecendo e dando vida a eles novamente.

A notícia da aparição dos animais foi comemorada pelo Departamento de Parques e Recreação (NYC Parks) da cidade, que em seu perfil no Twitter, compartilhou: “É verdade – golfinhos foram vistos no rio Bronx esta semana! Esta é uma ótima notícia – mostra que o esforço de décadas para restaurar o rio como um habitat saudável está funcionando. Acreditamos que esses golfinhos naturalmente encontraram o caminho para o rio em busca de peixes”.

No período da Revolução Industrial (1750-1840), o único rio de água de doce da cidade era rodeado de indústrias, empresas e residências, que o usavam para descarte de materiais poluentes. Era comum jogarem fertilizantes, lixo doméstico e itens que não tinham mais uso, como geladeiras e carros, no curso d’água.

A poluição causou a perda de todas as espécies nativas de peixes e ostras do rio, que desapareceram junto com a vegetação nativa. Só entre os anos 1970 e 80, que o Bronx começou a ser recuperado. Até agora, toneladas de lixo e de espécies invasoras foram removidas. Também foi feito um trabalho para controle de erosão das margens, plantio de mudas e soltura de peixes nativos.

“Dificilmente conseguiremos ter o mesmo número de peixes que existia aqui antigamente, todavia, mais importante do que ter esse número histórico é ter aqui essas espécies realizando de novo a função essencial que elas possuem nesse ecossistema. Elas são a base dessa cadeia alimentar. São alimento para aves, guaxinins e lontras”, explicou o biólogo do Departamento de Meio Ambiente de Connecticut, Stephen Gephard.

A aparição de golfinhos no rio mostra que a recuperação do Bronx está sendo bem sucedida. Segundo o departamento de parques de Nova York, esses animais ajudam no equilíbrio ecológico, evitando que outras espécies se tornem excessivamente abundantes.