Notícias

França proíbe plástico para embalar vegetais

França proíbe plástico para embalar vegetais
Objetivo é estimular venda a granel

O governo da França iniciou o ano com conjunto de leis que visam a diminuição da poluição por plástico. A medida mais importante é o veto ao uso de embalagens plásticas descartáveis para frutas e legumes. A nova regra começou a valer no primeiro dia de 2022 e atinge cerca de 30 alimentos, como banana, kiwi e brócolis.

De acordo com a Fundação alemã Heinrich Boll, 37% dos vegetais comercializados no país são embalados por plástico. A nova medida, que visa estimular a compra a granel, prevê acabar com 1 bilhão de embalagens plásticas por ano.

Produtos que necessitam de embalagem, como frutas perecíveis, poderão continuar usando os recipientes de uso único até 2026. Durante esse prazo, os produtores deverão encontrar alternativas para comercializar os produtos. Somente itens pequenos podem continuar usando as embalagens plásticas, como morango, mirtilo e sementes germinadas.

Além da proibição ao uso de embalagens plásticas para frutas e legumes, o país proibiu outras práticas que aumentam a geração de lixo. Redes de fast food ficam proibidas de dar brinquedos de plástico como brinde para crianças, e lojistas não podem mais queimar, destruir ou descartar produtos que não foram vendidos.

Locais públicos deverão contar com torneiras de água potável para que a população encha suas garrafas de água, em vez de comprar novas. Aparentemente inofensivas, as garrafinhas de água podem causar 1.400 vezes mais danos ambientais e ter um custo de extração até 3.500 vezes maior do que a água da torneira, segundo pesquisa do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal).

As mudanças atendem a legislação antirresíduo aprovada em 2020. Desde então, o país vem tentando diminuir o consumo de plástico. Até agora, o governo já proibiu copos e talheres plásticos descartáveis, além de hastes de algodão e canudos. O objetivo é reciclar todo o plástico a partir de 2025 e acabar com todo o plástico de uso único até 2040.

Guerra contra o plástico

A França não é o único país preocupado com a poluição por plástico. Recentemente, a Espanha anunciou que embalagens plásticas para frutas e verduras estarão proibidas no país a partir de 2023. O governo espanhol também pretende disponibilizar água em locais públicos, para diminuir o consumo de água engarrafada. Medidas semelhantes estão sendo tomadas em outros países da Europa, como a Alemanha, para adequar às as diretrizes da União Europeia.

Notícias relacionadas:

Mais de 70% dos brasileiros querem delivery de comida livre de plástico

Canadá anuncia medidas para zerar resíduos plásticos até 2030