Amda convida para coletiva de imprensa virtual sobre proposta alternativa do Rodoanel de BH
1 de março de 2021
Estrada que corta o parque do Rola Moça é repleta de trechos perigosos. Crédito:
Press release
Belo Horizonte, 1º de março – A Amda convida a imprensa para entrevista coletiva virtual, a ser realizada na próxima quarta-feira (03), às 14h30, na qual será apresentada proposta técnica alternativa ao traçado da Alça Sul do Anel Viário, anunciado pelo governo.
A apresentação será feita pelo engenheiro Euler Cruz, representante do Fórum Permanente São Francisco e contará com a participação da superintendente da Amda, Dalce Ricas, do biólogo da Amda, Francisco Mourão, e do presidente do Cond. Quintas de Casa Branca, Saulo Amaral, que representa dezenas de instituições do Vetor Sul, entre condomínios e associações de moradores.
Na parte da manhã, do mesmo dia, às 10h00, a proposta será apresentada à Seinfra. A coletiva será realizada pela plataforma Google Meet e os interessados deverão confirmar a participação enviando nome completo e veículo para o e-mail: thatiane@amda.org.br.
A superintendente da Amda reafirma a importância do anel viário, mas destaca a necessidade de se buscar alternativas. “Não somos contra o rodoanel. Nossa luta é por alternativa menos impactante ambientalmente, preferencialmente mais barata e segura tecnicamente. A proteção e respeito ao meio ambiente é tão importante quanto a mobilidade humana”, diz.
O traçado proposto pelo governo, causará gigantescos impactos ambientais, como destruição de grandes extensões de Mata Atlântica, extermínio de animais silvestres, degradação, poluição de cursos d´água e possível rebaixamento de lençóis freáticos.
Apresenta também diversas falhas técnicas, como túneis longos com grandes e perigosos declives. Os documentos disponibilizados para consulta pública não informam avaliação geológica, providência indispensável à segurança de sua construção e operação. “Um acidente dentro do túnel pode ter sérias consequências, principalmente pela declividade, o que é comprovado por exemplos em todo o mundo”, informa Euler Cruz.
O traçado prevê também viadutos, com declividade, projetados sobre áreas de grande relevância ambiental e arqueológica. A proposta alternativa, além de reduzir custos, diminui muito os impactos ambientais e em termos de engenharia. A princípio, indica segurança e operacionalidade bem maiores do que a do governo.