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Amda lança lista de “Candidatos Verdes”

Nas redes sociais, a Amda anunciou a elaboração da Lista Verde suprapartidária, com candidatos a vereadores em Minas Gerais, comprometidos com a causa ambiental. No anúncio, a entidade estabeleceu prazo de recebimento para 30 de outubro. Ao todo, 19 candidatos responderam ao anúncio. Após isto, a entidade formulou plataforma de compromissos e enviou aos mesmos, solicitando compromisso formal, dos quais sete retornaram positivamente. São eles:

Anderson Mourão (PT) – Ibirité

Denise Torquato (Democratas) – Belo Horizonte

Guilherme Tampieri (PSOL) – Belo Horizonte

Gustavo Malacco (PDT) – Uberlândia

Jean Gimenes (DEM) – São Gonçalo do Rio Preto

Jeanine Oliveira (Cidadania) – Belo Horizonte

Karina Pereira (PDT) – Belo Horizonte

Rodrigo José (PC do B) – Viçosa

Para Dalce Ricas, superintendente da Amda, a eleição de parlamentares comprometidos com a causa ambiental é muito importante: “o poder legislativo é um dos pilares da democracia e o interesse público só prevalecerá quando a sociedade usar o poder do voto para eleger políticos comprometidos com causas sócio/ambientais. Esperamos que a ação da Amda ajude estes candidatos a se eleger”, diz.

A lista será amplamente divulgada nas redes sociais. O compromisso firmado entre a Amda e os candidatos, inclui licenciamento ambiental, fiscalização, participação da sociedade na política ambiental dos municípios, independência dos conselhos municipais de meio ambiente, criação e proteção de ambientes naturais, aplicação do ICMs ecológico, legislação ambiental municipal e educação ambiental. A lista será atualizada, se outros candidatos aceitarem os compromissos.

Confira a plataforma:

Lutar e zelar por:

  • Legalidade, qualidade e transparência do licenciamento ambiental no município.
  • Proteção e recuperação quando ambientalmente necessário, de ambientes naturais
    que restaram no município, através da criação de unidades de conservação de
    proteção integral, planejamento rígido do uso do solo e fiscalização.
  • Compromisso do Executivo Municipal, preferencialmente através de lei, de investir no
    mínimo 10% (mensalmente) do ICMs ecológico recebido pelo município (quando for o
    caso), na (s) unidades de conservação geradoras do mesmo e na recuperação de
    ambientes naturais sob parâmetro de conectividade entre os mesmos e a unidade de
    conservação.
  • Inserção e prática efetiva da educação ambiental no currículo das escolas municipais,
    com foco em:
    – Redução de geração, do consumo, reutilização e reciclagem de resíduos. Cuidados,
    respeito e não abandono de animais domésticos e silvestres.
    – Prevenção, combate a danos ambientais e à saúde e segurança pública causados pelos
    incêndios.
    – Poluição hídrica, do solo, do ar e sonora.
    – Alterações climáticas.
  • Aprimoramento (ou implantação) de estrutura de fiscalização ambiental no Executivo e sua independência.Aprimoramento (ou implantação) de estrutura de fiscalização ambiental no Executivoe sua e sua independência.
  • Independência, participação efetiva de organizações ambientalistas da sociedade civil, e composição prioritária e caráter deliberativo do Codema.
  • Adoção na administração municipal de boas práticas ambientais, implantação de coleta seletiva e destinação adequada de resíduos sólidos.
  • Implantação de ciclovias ou, pelo menos, ciclofaixas nas principais vias de trânsito das cidades.
  • Investimentos em transporte e energias limpas.
  • Elaboração de Sistema Municipal de Áreas Protegidas (SMAP ou SMUC), incorporandoas UCs tradicionais do Snuc e outras medidas de conservação (parques urbanos; parques lineares; praças áreas tombadas etc.)
  • Mapeamento da infraestrutura verde municipal (formada por áreas verdes do município) APPs e RLs., medida importante para o planejamento urbano e ações de enfrentamento aos esastres naturais, mudanças do clima, formação de corredores etc.
  • Apoiar ONGs ambientalistas.
  • Propor leis de proteção do meio ambiente.
  • Incentivar as escolas públicas e particulares a realizar concursos de desenhos e redação sobre temas relativos ao meio ambiente;
  • Criar Programa “Parques Saudáveis, Pessoas Saudáveis”.