Diálogo Florestal seleciona melhores práticas socioambientais
Com o tema “Árvores plantadas e sociedade”, o Diálogo Florestal lançou chamada pública para selecionar três casos de sucesso que envolvam o setor florestal e as comunidades, incluindo povos indígenas e quilombolas. A ação pretende fortalecer e multiplicar as melhores práticas do setor de plantações florestais que envolvam a sociedade.
Os casos serão avaliados por uma comissão independente com base em sua escala, impacto, abrangência, geração de valor e engajamento social. Serão levados em conta critérios como a inclusão de outros setores, melhorias na qualidade de vida, impacto positivo na realidade local, número de pessoas envolvidas e beneficiadas, entre outros pontos.
A chamada é válida para empresas, organizações da sociedade civil e proprietários rurais que atuem no setor florestal. As inscrições estarão abertas até o dia 09 de agosto. Os interessados precisam preencher um formulário e anexar um texto de até três páginas contendo, no mínimo, as seguintes informações:
- Número de pessoas envolvidas nas atividades de manejo florestal;
- Área total, área de plantações florestais e de conservação;
- Contexto social da atividade, incluindo número de municípios, distribuição das plantações, IDH e outros indicadores que ilustrem os impactos do projeto;
- Antes e depois das ações/projeto realizado;
- Principais desafios encontrados;
- Descrição de como a gestão social responsável beneficiou positivamente a sociedade;
- Impactos positivos;
- Fotos, publicações e evidências que corroborem o relato.
Os textos dos casos vencedores serão publicados em edição especial em meio digital e disponibilizados no site do Diálogo Florestal. Ainda haverá uma premiação simbólica e lançamento da publicação durante evento comemorativo em razão dos 15 anos do Diálogo Florestal no Brasil.
Mais informações no site do DF.
Diálogo Florestal
O Diálogo Florestal é uma iniciativa independente que facilita a interação entre representantes de empresas do setor de base florestal, organizações ambientalistas e movimentos sociais destinada a implementar uma nova maneira de dialogar entre estes setores historicamente antagônicos.
O Diálogo nacional possui representação em diversos pontos do país, os chamados Fóruns Regionais. Em Minas Gerais, a Amda articulou a criação, em 2008, do Fórum Florestal Mineiro. Seu objetivo é promover o diálogo entre organizações ambientalistas e empresas que tenham como meta eliminar o uso de carvão vegetal nativo, adotem ações para proteção e preservação da biodiversidade.