Nestlé começa a eliminar canudos plásticos no Brasil
No início do ano a Nestlé anunciou que pretende retirar de circulação todos os plásticos não recicláveis ou de difícil reciclagem de seus produtos até 2025. No Brasil, a primeira ação, em parceria com o Projeto Tamar, foi eliminar o canudo plástico das embalagens do produto Nescau Prontinho.
De forma gradual, desde fevereiro os canudos plásticos estão sendo substituídos por canudos de papel biodegradável. Estima-se que serão retirados mais de 4 milhões de canudos plásticos do mercado no primeiro ano. Contudo, em função da inexistência de fornecedores suficientes para produzir em escala que atenda à cadeia do produto, os canudos plásticos ainda podem ser encontrados nas prateleiras.
Outra alternativa encontrada pela empresa foi comercializar a bebida sem canudo. A embalagem apresenta dicas de como consumir o achocolatado: usar um canudo reutilizável, macarrão (formato bucatini) ou um copo. A Nestlé criou ainda a campanha #JogaPraDentro, que incentiva os consumidores a jogarem os canudos dentro da embalagem após o uso, para garantir que o material não se perca ou seja descartado de forma incorreta.
Para repensar o papel dos canudos de plástico nas embalagens, a Nestlé lançou uma plataforma de inovação no Brasil, a Henri@Nestlé. “O desafio é mitigar, reduzir ou até mesmo eliminar o impacto ambiental dos canudos, cujos efeitos serão sentidos em toda a cadeia de valor”, pontua o site. As propostas podem ser enviadas até 7 de abril.
Outros produtos
Para alcançar a meta global de impacto ambiental neutro em todas as suas operações até 2030, a Nestlé também modificará a embalagem de alguns produtos. A empresa pretende lançar embalagens de papel para os produtos Nesquik no primeiro trimestre de 2019, para o biscoito Yes no segundo semestre deste ano, para o chocolate Smarties durante 2019 e para o achocolatado Milo em 2020.