Notícias

Amda e O Boticário entregam mil mudas à Belo Horizonte

Amda e O Boticário entregam mil mudas à Belo Horizonte
Participantes do plantio de mudas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Quaresmeiras, jatobás e ipês estão entre as mil mudas entregues à Belo Horizonte pela Amda e O Boticário em comemoração aos 120 anos da capital mineira. Na última quarta-feira (28), 150 mudas foram plantadas no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. As 850 restantes serão plantadas no início do período chuvoso de 2018.

A ação visa recuperar a vegetação que margeia as cabeceiras do ribeirão Barreiro, tributário direto do Arrudas e importante manancial que abastece BH. O plantio foi realizado na Vargem da Caveira, área originalmente coberta por exuberante mata de galeria, que foi severamente afetada por incêndios florestais por anos.

Nos últimos seis anos, a área vem sendo objeto de trabalhos de recuperação florestal, com plantio de mudas e monitoramento de espécies invasoras, como o capim meloso. “Se contivermos o fogo mais alguns anos, vamos conseguir recuperar a floresta que protegia estas nascentes”, afirmou Dalce Ricas, superintendente da Amda.

Francisco Mourão, biólogo da organização, lembrou a importância da UC, área de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica e abrigo de vários animais ameaçados de extinção, como lobo-guará, onça-parda e tamanduá-bandeira.

Segundo Marcus Vinícius de Freitas, gerente do Rola Moça, foram selecionadas 25 espécies nativas da região para o plantio. Freitas parabenizou o trabalho desempenhado pelos brigadistas da Amda. “Eles estão aqui todos os dias, plantando e monitorando as mudas, cuidando do parque. A atuação deles é que faz com que isso se perpetue”, comentou.

Também participaram do plantio Janaína Pinheiro, da brigada ICB (Instituto Casa Branca); Ricardo Carvalho, representando o Secretário de Meio Ambiente de Nova Lima, Danilo Vieira; Cláudio Ferreira Costa e Marilaine de Souza Penido, da APA Sul; e os brigadistas da Amda.

Veja como foi o plantio.