Array
Notícias

Serra do Rola Moça recebe plantio de 500 mudas

Array
Serra do Rola Moça recebe plantio de 500 mudas
Brigadistas da Amda fazem plantio de mudas no Parque Serra do Rola Moça / Crédito: Amda

Nesta terça-feira (20), Amda, Instituto Casa Branca e Grupo Carcará iniciaram plantio de 500 mudas florestais às margens da estrada de acesso ao distrito de Casa Branca, na base da Serra do Rola Moça, situada na região metropolitana de Belo Horizonte. A ação conta ainda com apoio de condomínios, associações de moradores e residentes da localidade.

Cerca de 30 espécies estão sendo plantadas; a maior parte nativa da região. A mobilização tem como objetivo melhorar aspectos paisagísticos da área e contribuir para o restabelecimento da conectividade da vegetação florestal entre os remanescentes existentes nas cabeceiras do ribeirão Casa Branca, no interior do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, com aqueles situados na Fazenda Jangada, da empresa Vale.

“Com o desenvolvimento das árvores, espécies de animais silvestres, principalmente as de hábitos arborícolas, poderão circular com maior segurança através das duas margens da estrada, melhorando assim as condições de fluxo de fauna entre os remanescentes florestais existentes na região”, explica Francisco Mourão, biólogo da Amda.

Além da importância para reconstituição dos corredores florestais, o trabalho terá impactos positivos na proteção de um dos mananciais de água que abastecem Casa Branca. Segundo Mourão, com o desenvolvimento florestal nas áreas abrangidas, as condições de permeabilidade do solo terão uma sensível melhora.