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Naufrágio de petroleiro iraniano pode causar danos ao ecossistema marinho

Naufrágio de petroleiro iraniano pode causar danos ao ecossistema marinho
Navio Sanchi em chamas / Crédito: Ministério Dos Transportes Da China

O navio petroleiro do Irã, batizado de Sanchi, que estava em chamas há uma semana após colidir com uma embarcação chinesa, afundou no último domingo (14) no Mar da China. A embarcação estava carregada de 136 mil toneladas de óleo condensado (espécie de petróleo ultraleve) que foram despejadas no mar. O naufrágio pode causar graves impactos ao ecossistema marinho.

Além do petróleo altamente inflamável e o próprio combustível da embarcação, o Sanchi transportava cerca de 1.000 toneladas de diesel pesado para fazer suas máquinas funcionarem. Ainda é desconhecida a quantidade de cargas nocivas despejada no oceano e os danos causados. Imagens de satélite mostraram uma mancha de 69 quilômetros quadrados de resíduos e uma segunda de 40 km², segundo a Administração Oceânica Estatal da China em comunicado na noite desta terça-feira (16).

A entidade informou ainda que navios coletaram 31 amostras da água na área em torno do naufrágio contendo graxa negra com intenso odor de petróleo e uma concentração de petróleo que ultrapassa alguns limites padrões de qualidade da água marinha.

“O quanto o condensado do Sanchi pode poluir a região depende principalmente se o petroleiro vai afundar ou não”, disse Babatunde Anifowose, professor da Universidade de Coventry. Segundo Anifowose, se o navio afundar, mais material vai derramar dentro d’água, dificultando a limpeza. Se ele não explodir, acredita-se que grande parte do óleo condensado possa evaporar. Uma explosão também tem potencial para espalhar mais fumaça tóxica do condensado.

O subdiretor do Instituto de Pesquisa de Pesca Marinha da Província de Zhejiang, Zhou Yongdong, disse que o condensado derramado poderia causar estragos nas áreas de desova dos peixes locais. “Primeiro é o impacto no habitat de várias espécies marinhas, como peixes, lulas e moluscos, pois suas áreas de desova serão afetadas. E este é apenas o impacto sobre o ecossistema. O segundo impacto é na pesca, porque o local é uma importante área pesqueira para a China”, analisou.

Técnicos estão analisando a caixa preta do navio, recuperada pouco antes do naufrágio, para identificarem a causa do acidente. Um comunicado do governo chinês informou que o navio, antes de ser abatido, estava levando o condensado para a Coreia do Sul a serviço de uma subsidiária da Companhia de Petróleo Nacional do Irã, a Bright Shipping Limited.