Prefeitura de Torrinha usa animais vivos em presépio ao ar livre
A prefeitura de Torrinha, no interior de São Paulo, recebeu uma avalanche de críticas após colocar animais vivos para enfeitar um presépio em frente à igreja matriz. Cinco ovelhas, uma vaca, um bezerro e um jumento estavam sob o sol forte da tarde do último sábado (9).
Segundo reportagem do portal G1, a ideia inicial era que os animais ficassem na praça aos fins de semana, até o Natal, desde a tarde de sábado até a noite de domingo. Conforme a prefeitura, o projeto foi elaborado em junho deste ano e passou pela avaliação de veterinários.
Nas redes sociais, moradores denunciaram que os animais foram deixados no local por volta das 16 horas, quando fazia bastante calor. Uma das fotos compartilhadas mostra uma vaca e um jumento encostados na parede onde havia um pouco de sombra, aparentemente para se protegerem do sol.
A apresentadora Luisa Mell usou suas redes sociais para divulgar sua indignação e questionar a ação da administração. O post, do dia 11, tem mais de 9.500 compartilhamentos e mais de 8 mil comentários.
Após a repercussão negativa, os animais foram retirados da praça. Nesta terça-feira (12), o prefeito Ronaldo Gasparelo (PV) se desculpou pelo ocorrido e reconheceu que o uso dos animais foi um erro, “pois animal não deve ser considerado enfeite”. Gasparelo afirmou ainda entender “a sensibilização de todos” e disse agora considerar “inconcebível” a presença deles no sol, “seja qual for a circunstância”.