Array
Notícias

Curso inédito em Belo Horizonte aborda unidades de conservação em áreas urbanas

Array

O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), por meio de seu departamento em Minas Gerais, vai realizar em Belo Horizonte o curso “Criação e gestão de unidades de conservação em áreas urbanas: aspectos conceituais, legais e práticos”. O objetivo é capacitar não somente arquitetos e urbanistas, mas também outros profissionais liberais e demais interessados na área ambiental e urbana, fundamentado em uma visão integrada territorial e de gestão participativa. O curso acontecerá entre os dias 18 e 23 de setembro de 2017.

Minas Gerais é o segundo estado mais populoso do Brasil e com taxa de urbanização de 85.3% (IBGE, 2010). Seu território abriga mais de 500 unidades de conservação, de acordo com o Cadastro Estadual de UCs para fins de recebimento de ICMS Ecológico.

A região metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, abriga dezenas de unidades de conservação, como o Parque Estadual da Serra do Rola Moça e APA Sul, dentre outras municipais administradas pela Fundação de Parques, a exemplo do Parque Municipal das Mangabeiras.

Essas áreas protegidas urbanas contribuem para preservar escassos recursos hídricos, regular o clima urbano, proteger a biodiversidade e também oferecem espaços para lazer, pesquisa, educação ambiental e turismo, colaborando significativamente para melhoria da qualidade de vida urbana.

Entretanto, as unidades de conservação – não somente as mineiras – sofrem diferentes tipos de pressão e problemas socioambientais decorrentes da expansão urbana descontrolada, como loteamentos irregulares e incêndios florestais recorrentes.

Segundo a Presidente do IAB, a arquiteta e urbanista Rosilene Guedes de Souza, a atuação do arquiteto e urbanista na área ambiental ainda é bem pouco conhecida. “Nós somos o profissional indicado para organizar o processo de estudos e projetos regionais e de impacto socioambiental, pois nossa formação nos capacita para exercer o papel de coordenar tarefas em equipes multidisciplinares, atual tendência do mercado de trabalho”, comenta.

O curso será ministrado pelo arquiteto urbanista Miguel von Behr, Mestre em Planejamento Urbano e Regional com larga experiência em unidades de conservação, inclusive urbanas, em diversas regiões do país.

Dividido em módulos, o curso abordará temas como aspectos legais com ênfase no Sistema Nacional de Unidades de Conservação e Estatuto das Cidades, as categorias e etapas para criação de uma UC, conflitos, oportunidades e desafios de gestão das unidades e suas cidades, além dos principais instrumentos de gestão participativa como Plano de Manejo e o Conselho Gestor da área.

Inscrições e mais informações em www.iabmg.org.br | iab@iabmg.org.br | (31) 3225-6408 | (61) 9.9840-7341.