Notícias

Henri Castelli publica foto com peixe ameaçado de extinção morto

Henri Castelli publica foto com peixe ameaçado de extinção morto
Henri Castelli publica foto com o peixe mero

O ator Henri Castelli foi multado por crime ambiental após publicar foto de uma pescaria nas redes sociais. Castelli aparece em cima de uma moto e com um peixe mero amarrado na garupa. O animal está ameaçado de extinção.

“Pra depois ninguém falar que é papo fiado. Taí a prova do dia!! #vidadepescadornãoéfácil”, escreveu Castelli na publicação. Após ser duramente criticado, o ator excluiu a foto.

A pesca do mero está proibida por portaria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde 2002 por ser uma espécie de reprodução lenta. Como se trata de um animal dócil e de fácil captura, era conhecido por ser bastante visado pelos pescadores que procuravam um peixe com carne farta e que também serve como “troféu”.

O Ibama lavrou auto de infração contra o ator com base no parágrafo 4º do artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que pune a pesca ou caça de animais considerados em extinção. Castelli foi multado em R$ 5 mil e ainda pode ser penalizado com detenção de até um ano e meio caso a Justiça apresente denúncia.

Por meio de nota, o ator afirmou que tudo não passou de uma brincadeira infeliz. “Eu não matei o peixe e tampouco sabia que aquele tratava-se de um mero. Foi um momento rápido e de distração em que tirei e publiquei uma foto, da qual me envergonho agora. Momento infeliz. Entrei na brincadeira do pescador e não reconheci o mero – um dos peixes mais incríveis que já vi no fundo do mar”, pontua a nota.