Array
Notícias

Descarte de produtos químicos afeta masculinidade de peixes do Reino Unido

Array
Descarte de produtos químicos afeta masculinidade de peixes do Reino Unido

O descarte de produtos químicos em rios doces do Reino Unido tem afetado os peixes masculinos. Vinte por cento deles apresentam traços e comportamentos “femininos”, e até produzem ovos. Esses animais são chamados “transgêneros” ou “intersex”, com características femininas e masculinas.

Segundo pesquisas desenvolvidas pelo professor Charles Tyler, fisiologista de peixes e eco toxicologista da Universidade de Exeter, alguns machos reduziram a qualidade do esperma e exibiam um comportamento menos agressivo e competitivo, geralmente associado à atração de fêmeas da espécie, o que os torna menos propensos a reproduzir com sucesso.

Os produtos que causam esses efeitos incluem ingredientes da pílula anticoncepcional e subprodutos de agentes de limpeza, plásticos e cosméticos. Drogas como antidepressivos também estão alterando o comportamento natural dos peixes.

Mais de 200 substâncias, presentes nas estações de tratamento de esgoto, foram identificadas com efeitos similares a estrogênio. Alguns não só criam peixe “transgênero”, mas também afetam a fisiologia dos animais de maneiras surpreendentes.

“Estamos mostrando que alguns desses produtos químicos podem ter efeitos muito mais amplos para a saúde nos peixes que esperávamos. Usando peixes transgênicos especialmente criados que nos permitem ver as respostas a esses produtos químicos nos corpos de peixes em tempo real, por exemplo, mostramos que os estrogênios encontrados em alguns plásticos afetam as válvulas no coração”, disse o professor Tyler.