Notícias

Tragédia no Rio Doce foi o tema da Terça Ambiental de Junho

Tragédia no Rio Doce foi o tema da Terça Ambiental de Junho
Andrea Carvalho na Terça Ambiental da Amda / Crédito: Júlia Mól/ Amda

A 68º Edição da Terça Ambiental, realizada no dia 6 de junho, recebeu a Diretora Executiva da Fundação Renova, Andrea Carvalho, que ministrou palestra com o tema ‘Tragédia no Rio Doce: O que está sendo feito?’.

O rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, localizada em Bento Rodrigues, ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, e é considerado o maior desastre ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos. A lama chegou ao rio Doce e ao oceano atlântico, e ainda não se sabe a dimensão dos prejuízos causados. A Fundação Renova é responsável por implementar e gerir os programas de reparação, restauração e reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão.

Na ocasião, a palestrante apresentou alguns dos programas previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), que estão reunidos em duas principais frentes: socioambiental e socioeconômica.

Participantes do evento questionaram alguns dados apresentados pela palestrante, afirmando conhecer moradores de Bento Rodrigues que foram vítimas da tragédia e que não tiveram a assistência relatada por Andrea. Relataram também outros problemas, como a mudança constante de psiquiatras e psicólogos, o que prejudica a continuidade do tratamento de recuperação do trauma.

A diretora executiva afirmou que todos os comentários e críticas serão considerados e explicou como encaminhar reclamações e sugestões sobre os programas da Fundação.
Para mais informações a Renova, clique aqui.