Notícias

IEF recebe 160 veículos do governo do Estado

IEF recebe 160 veículos do governo do Estado
160 veículos entregues ao IEF em solenidade no Palácio da Liberdade / Crédito: Marcelo Sant%u2019Anna / Imprensa MG

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) recebeu, no dia 2 de maio, 160 veículos do governo do Estado, em solenidade realizada no Palácio da Liberdade. Os carros serão utilizados em diversas atividades do órgão, entre elas, ocorrências de incêndios florestais. Foram entregues para as unidades regional do IEF 26 carros, 89 caminhonetes e 45 veículos utilitários.

De acordo com o diretor-geral do IEF, João Paulo Sarmento, para a distribuição dos veículos, foram observados vários critérios: o nível de importância dos parques, a necessidade de trabalho, o tamanho da área e o número de servidores. Dos 160 veículos entregues ao IEF, 90 serão utilizados no trabalho nas unidades de conservação, onde o transporte de pessoas e equipamentos é uma necessidade constante e as distâncias a serem percorridas, muitas vezes, são longas e em condições severas. É o caso, por exemplo, dos incêndios florestais, quando o deslocamento de brigadistas e equipamentos deve ser feito de forma rápida. Outros 26 serão destinados aos escritórios regionais, agências de atendimento e unidades do IEF localizadas em centros urbanos. Quarenta serão distribuídos para viveiros de produção de mudas e quatro serão postos à disposição dos Cetas.

O secretário de Estado adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira, destacou o esforço do governo para dobrar a capacidade operacional do IEF, além de recompor a frota de veículos já existente.

“Esses 160 carros, em especial as caminhonetes, serão fundamentais para que possamos seguir trabalhando firmemente na defesa de nossas unidades de conservação da natureza, tão importantes para a preservação da vasta e rica cobertura florestal de Minas Gerais. Elas estarão mais bem aparelhadas para enfrentar o duro período de estiagem que se aproxima, dando suporte ao Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), uma das mais estruturadas e competentes forças de combates ao incêndio do país, que na nossa reforma administrativa retorna ao IEF”, afirmou.