Array
Notícias

“Carro é o meio de transporte mais ineficiente que existe”, afirmou Osias Baptista Neto na Terça Ambiental da Amda

Array
“Carro é o meio de transporte mais ineficiente que existe”, afirmou Osias Baptista Neto na Terça Ambiental da Amda

Na última edição da Terça Ambiental da Amda o engenheiro eletricista e mestre em transportes pela UFMG, Osias Baptista Neto, contou sua trajetória trabalhando com trânsito, atuando em órgãos públicos como BHTRANS, DER/MG, TransBetim e TransCon. O evento, realizado no dia 2 de maio, no auditório do Senac, teve como tema Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

Baptista explicou que as pessoas reclamam que o trânsito é ruim porque faltam obras, desapropriação, viadutos, rodovias duplicadas etc. No entanto, ele mostrou como investimentos em sistema viário não são permanentes.

O palestrante exemplificou citando como exemplo Los Angeles, que é a cidade no mundo com maior investimento em sistema viário, e que mesmo assim enfrenta muitos problemas com tráfico de veículos e engarrafamento, porque quanto maior o investimento viário e melhor as condições do trânsito, mais aumenta a quantidade de carros nas ruas, voltando a piorar as condições do trânsito, que dependerá de novos investimentos e obras.

“Carro é o meio de transporte mais ineficiente que existe. Todo aumento de acessibilidade corresponde, em médio prazo, de uma redução da mobilidade. Não adianta aumentar a capacidade, porque a demanda aumenta como consequência.”, afirmou.

Baptista ainda citou uma frase de Lewis Munford (1955): “Combater o congestionamento alargando as vias é como combater a obesidade afrouxando o cinto”.