Usina vai gerar energia a partir do lixo
Depois de cinco anos de pesquisas e testes, a cidade mineira de Boa Esperança deve receber, no segundo semestre deste ano, uma usina que produzirá energia elétrica através da queima de lixo produzido pela população. A unidade terá capacidade de produzir 1 MW.
A construção da usina deve custar cerca de R$32 milhões, que serão bancados pela Furnas Centrais Elétricas, responsável pelo projeto. Com 7.800 m², a unidade será implementada num terreno cedido pela prefeitura de Boa Esperança.
A parceria com a administração pública também estará presente na formação dos trabalhadores. A ideia é contar com mão de obra de pessoas da região, que receberão treinamento para atuar na área.
“Esse é um projeto que usa a tecnologia de gaseificação, que é bastante diferente da incineração. A taxa de poluentes é muito baixa, é uma tecnologia que a gente entende que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos de uma maneira geral e através do gás produzido, gerar a energia elétrica”, explica Nélson Araújo dos Santos, gerente de pesquisa e desenvolvimento de Furnas.
Com a implantação da usina, os técnicos avaliarão se a energia gerada será suficiente para comercialização. A princípio, ela será utilizada para alimentar apenas prédios públicos do município.
Com informações do jornal O Tempo