Array
Notícias

Trump decreta revisão de monumentos naturais para permitir exploração

Array

O presidente Donald Trump assinou mais um decreto contra o meio ambiente. O documento permite que designações de monumentos nacionais sejam rescindidas ou tenham suas áreas reduzidas, à medida que o governo busca abrir mais espaço em terras federais para perfuração, mineração e outras explorações.

Trump vai revisar cerca de 30 monumentos nacionais criados nas últimas duas décadas. O decreto é parte de um esforço para reverter muitas das proteções ambientais implementadas por seu antecessor, Barack Obama, que Trump diz estarem prejudicando o crescimento econômico.

Ao anunciar o decreto, nesta quarta-feira (26), o presidente disse que o uso de Obama do Ato de Antiguidades de 1906 para criar monumentos foi um “escandaloso abuso de poder federal” que permitiu que o governo federal “trancasse” milhões de hectares de terra e água.

O Ato de Antiguidades garante ao presidente autoridade para transformar terras federais em monumentos nacionais para proteger recursos naturais, culturais ou científicos.

Com informações do portal G1