Notícias

Amda participa da Semana Municipal de Meio Ambiente de Igarapé

Amda participa da Semana Municipal de Meio Ambiente de Igarapé
Professora recebe cartilha da Amda para trabalhar com alunos em sala de aula / Crédito: Marina Bhering / Amda

A Amda participou, nesta quarta-feira (5), da primeira Feira de Cultura Ambiental de Igarapé, em comemoração a Semana Municipal de Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 2012 com o objetivo de fomentar atividades de educação ambiental para a comunidade. Neste ano, o evento foi organizado pelo Grupo de Defesa Ambiental Guará.

A Praça Miguel Henriques da Silva foi escolhida para abrigar a feira, que contou com vários expositores. Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que deu atenção especial ao cuidado com os biomas brasileiros, a Amda expôs seu painel sobre Mata Atlântica e Cerrado em Minas Gerais e no Brasil. O biombo também continha informações sobre as unidades de conservação no país.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer os equipamentos utilizados pelos brigadistas profissionais da organização. Um manequim exemplificava toda a vestimenta necessária para combater incêndios florestais, que inclui roupas e botas adequadas para este tipo de ambiente. Ao lado do manequim, ficaram expostos soprador, bomba costal, chicote e abafador.

Alunos de escolas particulares de Igarapé que visitaram a feira receberam da Amda a cartilha Nós e as Florestas. O material apresenta diversas atividades lúdicas para crianças de seis a 11 anos abordando os incêndios florestais, desmatamentos e tráfico de animais silvestres. Foram distribuídas cerca de 300 cartilhas. Alguns professores se mostraram bastante interessados no material e levaram cartilhas para trabalhar em sala de aula. A comunidade também recebeu cartilhas.

“A população e a ONG Guará nos receberam de braços abertos. O sorriso no rosto dos pequenos ao ganharem as cartilhas e ver a comunidade interessada em aprender e querer defender mais o meio ambiente é um grande presente que faz tudo valer a pena”, comentou Elizabete Lino, relações institucionais da Amda.