Amda participa da Semana Municipal de Meio Ambiente de Igarapé
A Amda participou, nesta quarta-feira (5), da primeira Feira de Cultura Ambiental de Igarapé, em comemoração a Semana Municipal de Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 2012 com o objetivo de fomentar atividades de educação ambiental para a comunidade. Neste ano, o evento foi organizado pelo Grupo de Defesa Ambiental Guará.
A Praça Miguel Henriques da Silva foi escolhida para abrigar a feira, que contou com vários expositores. Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que deu atenção especial ao cuidado com os biomas brasileiros, a Amda expôs seu painel sobre Mata Atlântica e Cerrado em Minas Gerais e no Brasil. O biombo também continha informações sobre as unidades de conservação no país.
Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer os equipamentos utilizados pelos brigadistas profissionais da organização. Um manequim exemplificava toda a vestimenta necessária para combater incêndios florestais, que inclui roupas e botas adequadas para este tipo de ambiente. Ao lado do manequim, ficaram expostos soprador, bomba costal, chicote e abafador.
Alunos de escolas particulares de Igarapé que visitaram a feira receberam da Amda a cartilha Nós e as Florestas. O material apresenta diversas atividades lúdicas para crianças de seis a 11 anos abordando os incêndios florestais, desmatamentos e tráfico de animais silvestres. Foram distribuídas cerca de 300 cartilhas. Alguns professores se mostraram bastante interessados no material e levaram cartilhas para trabalhar em sala de aula. A comunidade também recebeu cartilhas.
“A população e a ONG Guará nos receberam de braços abertos. O sorriso no rosto dos pequenos ao ganharem as cartilhas e ver a comunidade interessada em aprender e querer defender mais o meio ambiente é um grande presente que faz tudo valer a pena”, comentou Elizabete Lino, relações institucionais da Amda.