Notícias

Cadastro Ambiental Rural recebe 10 milhões de euros de banco alemão

Cadastro Ambiental Rural recebe 10 milhões de euros de banco alemão
Banco Alemão investirá recursos para ajudar os estados a implementarem o CAR / Crédito: Roberto Konda

No dia 15 de novembro foi assinado entre o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o diretor do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) no Brasil, Carsten Sandhop, convênio pelo qual o KfW repassa 10 milhões de euros para serem investidos no projeto do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O valor é uma suplementação a outros 23 milhões de euros que já haviam sido repassados e será usado para ajudar os estados a implementarem o CAR.

“Fortalecer o CAR é uma forma de estimular o desenvolvimento sustentável do Brasil. Vamos ajudar os estados para que o CAR seja um instrumento de combate ao desmatamento e à ilegalidade”, afirmou Sarney Filho.

O recurso foi repassado à Caixa Econômica Federal, que ficou com a responsabilidade de fazer cumprir as exigências de contrapartida da Alemanha. “Uma delas é uma consultoria internacional que possa elaborar estudos referentes a essa regularização das áreas rurais”, explicou o presidente da Caixa, Gilberto Occhi.

De acordo com o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, 10 milhões de euros do termo aditivo serão investidos na capacitação dos funcionários dos órgãos estaduais de meio ambiente e na estruturação, acompanhamento e celeridade da análise dos dados a ser feita pelos estados.

O chamado pós-CAR, que é o levantamento dos imóveis que possuem passivos ambientais a serem regularizados, será agora prioridade.

Amazônia

Segundo o ministro para Assuntos Econômicos e Temas Globais da Embaixada da Alemanha no Brasil, Rainer Münzel, o apoio ao CAR é uma peça-chave na proteção e uso sustentável das florestas tropicais. “Espero que o CAR contribua para a redução das taxas de desmatamento da Amazônia que recentemente tiveram um novo aumento”, declarou o ministro alemão.

O diretor do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) no Brasil, Carsten Sandhop, afirma que o CAR é a base para garantir a proteção e o uso sustentável das florestas. “A cooperação alemã com o Brasil destina-se a combater problemas globais. As mudanças climáticas são uma ameaça para a Alemanha e para outros países. Não podemos gastar melhor nosso dinheiro se não nas florestas tropicais.”