Array
Notícias

México cria quatro novas Reservas Biológicas protegidas

Array

No início de dezembro, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, assinou decretos criando quatro novas reservas biológicas e cinco outras zonas protegidas de exploração de hidrocarbonetos. Ao todo, cerca de 65 milhões de hectares foram destinados para a conservação ambiental.

A equipe do presidente afirmou, em comunicado, que esta foi a maior quantidade de terras que o país já decretou como área ambientalmente protegida. Com a ação, o México se une ao grupo de nações que tem cumprido o compromisso de proteger 10 por cento da sua área marítima.

Pieña Nieto assinou os decretos na Conferência da Biodiversidade das Nações Unidas, ocorrida em Cancun, no México. “Ou nós mudamos o nosso modo de vida para deter a perda da biodiversidade, ou esta perda vai mudar as nossas vidas para sempre”, afirmou o presidente.

Segundo Nieto, as cinco áreas protegidas estarão fora dos limites de exploração e de extração de petróleo. Elas cobrem áreas com manguezais, recifes de coral e outras extensões de água no Oceano Pacífico, Mar de Cortez, no Golfo do México e no Caribe, e regiões de selva no sul do México.