Hospital veterinário público será inaugurado em Porto Alegre
Porto Alegre está prestes a ganhar o primeiro hospital veterinário público municipal do país, a Unidade de Saúde Animal Victória (USAV). O espaço deve passar a funcionar em janeiro de 2017, sob o comando da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (SEDA), prestando atendimento a cães e gatos abandonados ou que pertençam a tutores em situação de vulnerabilidade social. Mas a iniciativa só foi possível graças a uma doação milionária do empresário gaúcho Alexandre Grendene.
O empresário é o 24º brasileiro mais rico, que realizou a doação como uma homenagem à sua própria mascote, a cadelinha Kate. Graças ao dinheiro, a unidade pode ser construída em tempo recorde, sendo que a estrutura física ficou pronta em apenas seis meses, conforme informado em uma postagem na página do Facebook da SEDA.
“A obra começou em abril e, em seis meses, foi entregue, conforme previsto. Temos as próximas etapas, que são algumas licenças para funcionamento, como a sanitária, por exemplo. Trabalhamos com a ideia de deixar tudo pronto até o fim de 2016 para abrir as portas no próximo ano.”, estima a secretária-adjunta da Seda, Fabiane Tomazi Borba.
O hospital veterinário vai funcionar na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Ao todo, o espaço irá contar com cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, uma UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia e banco de sangue, além de uma farmácia e um laboratório, bem como uma sala de recuperação com capacidade para 150 animais, inclusive aqueles com doenças infectocontagiosas, que serão encaminhados para uma área de isolamento total.