Array
Notícias

Parque Nacional da Serra do Cipó continua aberto à visitação

Array
Parque Nacional da Serra do Cipó continua aberto à visitação
Parna da Serra do Cipó segue aberto à visitação / Crédito: Mari Lucia

O Parque Nacional da Serra do Cipó, um dos mais visitados do Estado, estava correndo o risco de ser fechado à visitação. A informação foi divulgada no último dia 22 por meio de comunicado, assinado pelo chefe do parna, Flávio Lúcio Braga Cerezo, e pela chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, Romina Belloni da Silva.

No documento, eles afirmam que foram informados do fato pela direção do ICMBio. A Amda entrou em contato com o parque e foi informada que, com exceção do serviço de controladoria de acesso, os demais contratos foram renovados e, por isso, o parque continua aberto à visitação.

Criado em 1984, o parna Cipó abriga inúmeros atrativos como o canyon das Bandeirinhas, Cachoeira da Farofa, Lagoa Dourada e locais de peregrinação turística. A unidade de conservação possui uma das floras mais diversas do planeta, com altíssimo grau de endemismo, um dos maiores do mundo, e com mais de 1.700 espécies já registradas.

Com altitudes que variam entre 700 e 1.670 metros de altitude, a Serra do Cipó localiza-se na porção sul da Serra do Espinhaço, importante divisor de duas grandes bacias hidrográficas brasileiras: a do São Francisco e a do rio Doce.

O parque tem uma média de 6 mil visitantes por mês. Apenas neste ano, até o dia 20 de novembro, aproximadamente 60 mil pessoas foram ao parque.