Notícias

Programa de Conservação dos Muriquis de Minas Gerais foi apresentado na Terça Ambiental da Amda

Programa de Conservação dos Muriquis de Minas Gerais foi apresentado na Terça Ambiental da Amda
Leandro na Terça Ambiental da Amda / Crédito: Júlia Mól/ Amda

O Programa de Conservação dos Muriquis de Minas Gerais foi apresentado na última Terça Ambiental da Amda, realizada no dia 1º de novembro, no auditório do Senac. O biólogo e mestre em biologia animal Leandro Santana, foi o palestrante do evento.

Os muriquis-do-norte ou muriquis-de-minas (Brachyteles hypoxanthus) são os primatas mais ameaçados de extinção das Américas. Atualmente, são identificados menos de 1.000 indivíduos que vivem todos no Brasil, sendo que 800 estão localizados em Minas Gerais.

Para iniciar a palestra, Santana exibiu a abertura do documentário “Entre Montanhas e Muriquis”, que, segundo o biólogo, é muito utilizado como ferramenta pedagógica em escolas, principalmente para atividades com crianças que vivem em comunidades no entorno de áreas que abrigam os muriquis. O documentário chegou a ganhar o prêmio de melhor fotografia no 9º Festival Internacional de Filmes de Montanhas.

O palestrante apresentou diversos projetos de conservação do muriqui em Minas Gerais que vem sendo desenvolvidos desde a década de 70, quando as primeiras iniciativas começaram a ser desenvolvidas por Russell Mittermeier, Célio Valle e Karen Strier, em Caratinga.

Santana também apresentou a história da macaca Eduarda, que foi a 1ª experiência de manejo de transporte de um indivíduo da espécie de uma área isolada para uma comunidade na Serra do Brigadeiro, com possibilidade de reprodução.