Array
Notícias

Projeto Observando os Rios chega à capital mineira

Array
Projeto Observando os Rios chega à capital mineira
Crédito: Divulgação SOS Mata Atlântica

A SOS Mata Atlântica estará na capital mineira nos dias 17, 18 e 19 de novembro para apresentar o projeto Observando os Rios de BH. A iniciativa convida voluntários para participarem do monitoramento da qualidade da água de alguns rios da cidade.

Observando os Rios é um projeto que reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem. Atualmente são 252 grupos de monitoramento que envolvem cerca de 3,6 mil pessoas monitorando 146 rios dos estados de SP, RJ, PB, PE e AL.

O monitoramento da água de rios é realizada por grupos de moradores em cada região com um kit desenvolvido pelo programa Rede das Águas, que avalia os níveis da água de oxigênio, fósforo, PH, odor, aspectos visuais, entre outros, e classifica a qualidade em cinco níveis de pontuação, de acordo com a legislação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).

Programação em BH

No dia 17, a programação acontecerá de 18h às 21h no auditório do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (Prédio 38) da Puc Minas. No dia 18, o evento será realizado de 10h às 13h na sala multimídia do Centro Universitário Izabela Hendrix; e de 18h às 21h no Centro Universitário Newton Paiva. No dia 19, a apresentação acontecerá no Centro Universitário Newton Paiva, de 10h às 13h.

Faça aqui seu cadastro para ser um voluntário no projeto.