Amda pede avaliação do contrato da empresa Cristal
Press Release
Belo Horizonte, 24 de outubro de 2016 – A Amda enviou, na última sexta-feira (21), ofício ao Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Jairo José Isaac, solicitando abertura de procedimento investigativo e de avaliação do contrato com a Cristal Serviços Especializados. Pela segunda vez neste ano, a empresa está em atraso com pagamentos dos guardas-parques.
A Cristal é responsável pela contratação de guardas-parques e outros funcionários nas unidades de conservação do Estado, mas, novamente, não apresentou Certidão de Débitos Negativos, documento exigido pelo Estado para repassar recursos.
Além do atraso de três meses no pagamento de salários, a empresa não recolhe FGTS desde o final de 2015 e há funcionários com férias vencidas e não pagas há dois anos.
A situação já está resultando no fechamento de unidades de conservação que têm estrutura para visitação e turismo, como o Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata. O Ibitipoca é o parque mais visitado de Minas Gerais, com média de 8 mil pessoas por mês. No ano passado, mais de 95 mil visitas ocorreram na UC, que fica nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, a cerca de 330 quilômetros de Belo Horizonte. Lá, dez dos 23 funcionários são terceirizados e estão sem salário. A paralisação começou no último dia 20.
O Parque Estadual do Pau Furado, localizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, também está de portas fechadas desde o último dia 14. No site do parque, um informativo alerta que a visitação pública está suspensa por tempo indeterminado.
Audiência
Funcionários do Parque Estadual Serra Negra ajuizaram representação junto ao Ministério Público do Trabalho devido ao atraso no pagamento dos salários pela empresa Cristal. A audiência pública de mediação para discutir o tema será realizada amanhã (25), às 10h, na rua Jaceguai, 164, conjunto 301, Barro Preto/ BH.
Para mais informações: (31) 3291-0661