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São Paulo cria incentivo financeiro para quem trocar o carro pela bicicleta

São Paulo cria incentivo financeiro para quem trocar o carro pela bicicleta
Ciclistas pedalam na ciclovia da Avenida Paulista / Crédito: Caio Kenji/G1

Andar de bicicleta faz bem à saúde, ao meio ambiente, pois não emite poluentes, e ainda ajuda a desafogar o trânsito. Além de todos esses benefícios, a prefeitura de São Paulo garantirá incentivos financeiros aos cidadãos que trocarem o carro ou transporte público pela bike.

No Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), a gestão de Fernando Haddad sancionou a Lei 16.547, que cria o Programa Bike SP. Na prática, a medida inclui quem utiliza a bicicleta em seus deslocamentos no sistema de transporte da cidade. A ideia é estender o subsídio dado atualmente ao transporte público também aos usuários da bike como meio de transporte, através do novo Bilhete da Mobilidade. Para participar, é preciso se cadastrar e adquirir o bilhete único mensal.

Quem fizer uma parte do percurso diário de bike passará a acumular créditos que serão calculados conforme a distância, local e horário percorridos. Os créditos poderão ser usados em serviços de manutenção, compra de peças e acessórios, aquisição de uma nova bike ou pagamento de serviços públicos como conta de água, luz, locação de bicicletas etc.

“Cada vez que uma pessoa deixar de usar o transporte público para usar a bicicleta, a prefeitura economizará, no mínimo, R$1,91 por viagem. Este valor será transferido para a conta sistema de créditos ao trabalhador ciclista. Nosso foco é desafogar o sistema de transporte público hoje totalmente saturado e diminuir o número de carros nas ruas. Se conseguirmos que 20% das pessoas utilizem a bike como meio de transporte teremos menos congestionamentos e uma melhora geral na mobilidade urbana”, explica o vereador José Police Neto (PSD), autor do projeto de lei. Segundo ele, a regra vale para os usuários de vale-transporte, do Bilhete Único Mensal e para estudantes.

A lei entrará em vigor em 1º de janeiro de 2017.