Array
Notícias

Campanha visa criar Santuário de Baleias do Atlântico Sul

Array
Campanha visa criar Santuário de Baleias do Atlântico Sul

Durante o século 20, quase 3 milhões de baleias foram mortas em todo o mundo, sendo que 71% delas foram caçadas no hemisfério sul. Para garantir a recuperação das populações das diferentes espécies de baleias que ocorrem na região, tem sido proposto, desde 1998, a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul. A medida, no entanto, sempre sofreu oposição e foi bloqueada por alguns países que fazem parte da CIB – Comissão Internacional da Baleia, como Japão e Noruega.

Agora, após atualizar a proposta do santuário incluindo um plano de manejo com base nas recomendações do Comitê Científico da CIB, um grupo de países formado por Brasil, Argentina, Uruguai, África do Sul e Gabão submeterá a criação do santuário à votação na próxima reunião da entidade, na Eslovênia, entre 20 e 28 de outubro.

Para mobilizar a sociedade e exercer pressão na CIB, O Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha ‘Santuário de Baleias do Atlântico Sul: #santuarioeuapoio’, ganhou apoio consistente e crescente de mais 350 mil pessoas.

Ao assinar esta petição, você fortalece este movimento. As assinaturas serão encaminhadas para os 88 países-membros da Comissão Internacional da Baleia para demonstrar a importância desta iniciativa.

Clique aqui para assinar a petição.