Blitz ecológica abordará visitantes no Santuário do Caraça
Será realizada no próximo sábado (24), a partir das 9h, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santuário do Caraça, blitz ecológica e exposição de equipamentos de combate a incêndios florestais. A ação está sendo promovida pela Amda em parceria com a direção do Santuário do Caraça e brigada de combate a incêndios florestais Amda/AngloGold.
A blitz abordará visitantes na portaria principal do Caraça para instruí-los a adotarem atitudes responsáveis para conservação e manutenção da RPPN. A exposição de equipamentos de combate a incêndios florestais tem como objetivo mostrar aos presentes a importância do trabalho realizado pelos brigadistas e orientá-los sobre ações preventivas.
O coordenador de brigadas da Amda, Daniel Oliveira, destaca a importância das ações de educação ambiental.
“O Santuário do Caraça recebe muitos visitantes, então orientá-los nunca é demais. Além do alerta sobre ações preventivas, também é importante informar sobre o que as pessoas devem fazer se detectarem o início de um foco de incêndio, e aonde denunciar ações suspeitas”, explica Oliveira.
A coordenadora ambiental da RPPN, Aline Abreu, reconhece a importância do envolvimento da população na proteção da unidade de conservação.
“O Santuário é uma reserva particular, mas com objetivo de conservação de um bem público. É um trabalho não só dos proprietários e funcionários, como de toda comunidade. Desta forma, a participação popular na proteção deste patrimônio é muito importante”.