Notícias

No auge dos incêndios florestais, Seplag manda recolher 54 caminhonetes dos parques mineiros

No auge dos incêndios florestais, Seplag manda recolher 54 caminhonetes dos parques mineiros
Incêndio destroi vegetação no Parque Estadual Serra do Rola Moça / Crédito: arquivo Amda

Press Release

Belo Horizonte, 14 de setembro de 2016 – Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) determinou o recolhimento de 54 caminhonetes que serviam unidades de conservação no Estado. A medida potencializa o risco de incêndios que podem destruir as unidades de conservação, pois esses veículos são imprescindíveis ao transporte dos brigadistas – inclusive em caso de acidentes -, equipamentos, como sopradores, chicotes, bombas costais, foices, enxadas; alimento e água.

Grande parte dos incêndios ocorre em lugares de difícil acesso e somente carros com tração conseguem chegar próximo às áreas. Mesmo assim, muitas vezes os brigadistas têm de fazer longas caminhadas para chegar ao fogo. As caminhonetes são alugadas e, segundo apuração da Amda, até o momento, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) aguarda desde maio que a Seplag libere a continuidade da locação.

Na reunião plenária do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) que acontecerá nesta quarta-feira (14), a Amda denunciará a situação, responsabilizando a Seplag por incêndios que não possam ser combatidos devido à falta de carros e pedirá ao Ministério Público, que faz parte do plenário, para impetrar ações judiciais contra a mesma, caso isto aconteça. A reunião será realizada às 14h na rua Espírito Santo, 495, 4º andar – Plenário, no Centro da capital mineira.

Para mais informações: (31) 3291-0661 / 9.9879-7076