Notícias

Maior reserva marinha do mundo é americana

Maior reserva marinha do mundo é americana
Esponja do mar registrada no Monumento Nacional Marinho Papahanaumokuakea / Crédito: divulgação/ National Oceanic and Atmospheric Administration

O Monumento Nacional Marinho Papahanaumokuakea é agora a maior reserva marinha do mundo, lar de milhares de criaturas raras nas ilhas do noroeste do Havaí. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mais do que quadruplicou a área da reserva, que agora conta com 1,5 milhão de quilômetros quadrados, cerca de quatros vezes o tamanho da Califórnia.

A região abriga recifes de corais e centenas de animais que não são encontrados em nenhum outro lugar do planeta, incluindo uma nova espécie de polvo “fantasma” descoberta neste ano e o organismo vivo mais antigo do mundo, o coral negro, com uma idade estimada em 4.265 anos.

Cerca de 14 milhões de aves marinhas voam sobre a área e fazem seus ninhos nas ilhas, incluindo um albatroz de 65 anos de idade chamado Wisdom. No local também vivem tartarugas-verdes ameaçadas e focas monge do Havaí, em perigo de extinção.

O Greenpeace saudou o que chamou de uma “decisão corajosa”, que irá proibir a pesca comercial e a extração mineral na região. O senador Brian Schatz, um democrata do Havaí, disse em comunicado que a expansão vai criar “uma zona de segurança que irá repor os estoques de atum, promover a biodiversidade e combater as mudanças climáticas”.

O monumento marinho foi criado em 2006 pelo então presidente George W. Bush e, em 2010, foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco.