Notícias

Noivos plantam 87 árvores para compensar o carbono emitido pelo casamento

Noivos plantam 87 árvores para compensar o carbono emitido pelo casamento
Noivos realizam casamento ecológico / Crédito: Arquivo pessoal dos noivos

Mariana Bombonato Moraes e Roberto Nascimento Jordão se casaram em 2015, em São Paulo. Entre os investimentos da festa para cerca de 250 pessoas, decidiram incluir a compensação das emissões do evento por meio do Programa Carbon Free, da Iniciativa Verde. A maior parte das emissões, neste caso, foi decorrente do transporte. Elas totalizaram 13,65 toneladas de gases de Efeito Estufa. Convertendo esse valor para árvores nativas, significa que 87 mudas de Mata Atlântica.

“Dentro do orçamento de uma festa, as externalidades também precisam ser contabilizadas. A poluição produzida na nossa festa é de nossa responsabilidade”, conta Mariana.

O plantio de árvores nativas aconteceu em Extrema, município localizado na região Sul de Minas Gerais, que abastece o Sistema Cantareira. Com a compensação de emissões do evento, todos aqueles que estiveram presentes durante o ‘sim’ continuarão se beneficiando da união de Mariana e Roberto. E, juntos, os dois estão ajudando a preservar não apenas o seu futuro, mas o de todos que habitam este planeta.

Mariana conta que sempre que vai a grandes eventos fica pensando quais ações poderiam ter sido feitas para evitar o lixo, o consumo, o gasto de energia e outros desperdícios.

“Quando decidimos fazer uma festa de casamento, achamos que seria uma oportunidade de colocar em prática ações por uma festa mais ecológica, com convite feito de papel semente, plantas de vaso para as pessoas levarem e etc. Na lista de cuidados com a festa, esse era fundamental.”, explica.