Notícias

Blitz ecológica alerta cerca de 500 motoristas sobre riscos de incêndios florestais

Blitz ecológica alerta cerca de 500 motoristas sobre riscos de incêndios florestais
Blitz ecológica alerta sobre riscos de incêndios florestais / Crédito: Divulgação Amda

Cerca de 500 motoristas foram abordados na BR-040, altura do km 554, na última terça-feira (09), em blitz ecológica realizada para alertar sobre os riscos de incêndios florestais. A região concentra unidades de conservação importantes, como o Parque Estadual da Serra do Rola Moça e o Monumento Natural da Serra da Moeda. A ação foi uma iniciativa conjunta da equipe da Amda, Via 040, responsável por administrar o trecho que liga Brasília e Juiz de Fora, na Zona da Mata, IEF, Semad, PMMG, entre outras entidades.

Segundo o coordenador da ação, o gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Sul do IEF, Luiz Roberto Bendia, os condutores foram orientados sobre os incêndios criminosos, que são os principais causadores de destruição na vegetação nativa.

Segundo Bendia, os motoristas também foram alertados sobre a punição para este tipo de ação. Conforme a Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), provocar incêndios em mata ou floresta gera reclusão de 2 a 4 quatro anos e multa.

Os condutores ainda receberem cartilhas informativas e mudas e sementes de árvores tradicionais da flora mineira, como o ipê amarelo.

Para Elizabete Lino, relações institucionais da Amda, que esteve presente na ocasião, todas as ações de educação ambiental sempre são importantes, porque quando se trata de proteger a natureza, o alerta nunca é demais.

“Sempre realizamos blitz e outras ações de educação ambiental, mas infelizmente as ocorrências de incêndios florestais continuam se repetindo todos os anos. Para mudar esse quadro, é preciso continuar insistindo na conscientização da população”, afirmou.

Daniel Oliveira, coordenador de brigadas da Amda, destaca que a prevenção é muito importante, mas enquanto acontecerem ocorrências de incêndios, o trabalho dos brigadistas, que se empenham em defender nossas áreas naturais, deve ser lembrado.

“Atualmente a Amda conta com 27 brigadas profissionais, que atuam nas regiões do Parque do Rola Moça, APA Sul, Itabirito, Barão de Cocais, Monumento Natural da Serra da Moeda e outras unidade de conservação. Além do combate, nossos brigadistas também trabalham com educação ambiental, prevenção de incêndios e realizam ações como construções aceiros e plantio de mudas para reflorestamento. É um trabalho muito importante”, explica.

Participaram da ação a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Copasa; Monumento Natural da Serra da Moeda; Estação Ecológica de Fechos, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca (PROMUTUCA) e Brigada 1 – Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Também apoiam a iniciativa a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMG).

Incêndios

Segundo o Corpo de Bombeiros, no primeiro semestre de 2016 foram registradas 4.318 ocorrências de queimadas em áreas verdes no Estado. O número é 82% maior que o mesmo período de 2015, quando foram 2.377 ocorrências deste tipo.

Os meses de agosto e setembro são os considerados os mais críticos e mais propícios à queimadas, já que a chuva é escassa e o ar fica mais seco. Conforme a corporação, em agosto do ano passado foram registrados 2.423 incêndios em matas. Já em setembro foram 1.431 ocorrências.