Array
Notícias

Blitz ecológica alertará sobre perigos de incêndios nas estradas

Array
Blitz ecológica alertará sobre perigos de incêndios nas estradas
Brigadista da Amda atuando no Parque Rola Moça / Crédito: Arquivo Amda

A equipe da Amda, juntamente com a Via 040, responsável por administrar o trecho que liga Brasília e Juiz de Fora, na Zona da Mata, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Semad, PMMG, entre outras entidades, realizarão amanhã (9) blitz educativa em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para alertar sobre os incêndios nas margens de rodovias. A ação evidenciará que muitas ocorrências podem ser evitadas com atitudes simples.

Durante a blitz, as equipes vão distribuir aos usuários material educativo e conceder esclarecimentos sobre a prevenção a incêndios. Os Painéis de Mensagem Variável (PMVs) localizados próximos ao local da blitz vão emitir alertas sobre o tema. Haverá também auxílio à PRF na sinalização e na abordagem aos condutores.

De acordo com Luiz Roberto Bendia, gestor da APA Sul RMBH, o engajamento de entidades envolvidas diretamente com a comunidade e com a questão ambiental fortalece as ações da iniciativa.

“A união faz a força. Uma blitz dessa natureza chama a atenção da sociedade e de todos os atores ligados à preservação das áreas de conservação. Quanto mais envolvimento, maior será a abrangência da conscientização que queremos passar aos condutores e à sociedade como um todo”, ressalta.

Desde o início da operação da Via 040 até julho de 2016, a Concessionária atendeu a 58 ocorrências de combate a incêndio, entre o Km 540 e o Km 594 da BR-040, trecho onde se localizam importantes unidades de conservação concentradas entre Belo Horizonte e Ouro Preto. Ao todo, a Via 040 conta com 6 caminhões-pipa distribuídos pelo trecho para o combate a incêndios na BR-040.

Em caso de qualquer ação suspeita que possa provocar risco de incêndio florestal, os usuários serão orientados a comunicar o fato à central do Previncêndio pelo telefone 0800-283-2323 e também, ao serviço de atendimento gratuito da Via 040, através do 0800-040-0040.

Participam da ação a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Copasa; Monumento Natural da Serra da Moeda; Estação Ecológica de Fechos, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca (PROMUTUCA) e Brigada 1 – Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Também apoiam a iniciativa a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMG).