Primeiro avião movido apenas por energia solar completa volta ao mundo
O avião Solar Impulse II, alimentado somente com energia solar, completou, no dia 25 de julho, sua volta ao mundo. O avião aterrissou no Aeroporto Internacional de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, de onde partiu em março de 2015.
O Impulse completou neste período uma travessia de 40.000 quilômetros, em 17 voos, para o que necessitou de mais de 500 horas sobrevoando o mar de Arábia, Índia, Mianmar e China, os oceanos Pacífico e Atlântico, os Estados Unidos, o sul da Europa e o norte da África.
“Este momento é muito especial para nós, completamos esta viagem passo a passo e estamos muito emocionados com a chegada a Abu Dhabi”, disse André Borschberg, o segundo piloto da aeronave. Ele dividiu o comando da aeronave com Bertrand Piccard.
O objetivo da viagem era promover as energias renováveis e, ao mesmo tempo, demonstrar que viagens sustentáveis de avião são viáveis. “O futuro é limpo. O futuro é você. O futuro é agora. Vamos levar a ideia da Solar Impulse ainda mais adiante”, disse Piccard ao pousar.