Coleta seletiva em Belo Horizonte é o tema da Terça Ambiental de agosto
A próxima Terça Ambiental vai abordar um assunto que está presente na rotina de todos os cidadãos, embora ele possa passar despercebido para a maioria: o lixo. O evento vai tratar, especificamente, da coleta seletiva de resíduos em Belo Horizonte. A convidada da Amda é Sandra Machado Fiuza, chefe do Departamento de Programas Especiais (DPPRE) da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte. O evento acontecerá no dia 2 de agosto, às 19h, no auditório do Senac.
De acordo com dados atualizados de 2016, divulgados pela Seção de Estatística da SLU, por dia, são recolhidas em Belo Horizonte cerca de 2,2 mil toneladas de resíduos da coleta domiciliar; cerca de 300 toneladas de deposições clandestinas; e cerca de 18 toneladas de materiais recicláveis. São limpos cerca de 211 mil m² de córregos por mês ou 7 mil m² ao dia. Mensalmente, são recolhidos 19 mil pneus e 18 toneladas de animais mortos.
A coleta seletiva atualmente abrange 36 bairros de BH, atendendo cerca de 384 mil habitantes. A cidade ainda conta com 82 conjuntos de contêineres para recolhimento de papel, metal, plástico e vidro, num total de 260 contêineres, espalhados nas nove regionais. Sandra falará sobre as dificuldades, potencialidades e desafios deste projeto.
Sandra é Engenheira Arquiteta pela UFMG, especialista em Ecologia Urbana pela PUC-MG e Universidade de Bolonha e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo DESA/UFMG.
Além de atuar na SLU, Sandra é professora dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-MG e da pós-graduação do Instituto de Educação Continuada (IEC); e membro do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência.
Garanta já sua inscrição para a Terça Ambiental! O evento acontecerá no dia 2 de agosto, às 19h, no auditório do Senac, localizado na rua Guajajaras, 40/16º andar, Centro de Belo Horizonte.