Aquário anuncia liberdade para oito golfinhos
A consciência da população mundial sobre a criação de animais marinhos em cativeiro é cada vez maior e tem impactado diretamente em grandes instituições do ramo, que obrigam animais como orcas e golfinhos a viverem confinados e fazer apresentações diárias em troca de alimento. O National Aquarium em Baltimore, nos Estados Unidos, anunciou que vai transferir seus oito golfinhos para um santuário no mar até 2020.
De acordo com CEO do aquário, John Racanelli, o “santuário” será parecido com o proposto há cerca de um mês por cientistas e defensores para ser o ambiente de orcas também criadas em cativeiro. Ele diz que os animais deverão ser cuidados por seres humanos até o final da vida.
“O crescimento da ciência e a consulta com especialistas nos convenceram de que os golfinhos de fato prosperam quando podem formar grupos sociais, têm a oportunidade de expressar comportamentos naturais, e vivem em um habitat o mais semelhante possível àquele que a natureza tão soberbamente os concebeu”, escreveu Racanelli no The Baltimore Sun.
Em março deste ano, o SeaWorld anunciou que não vai mais promover a reprodução de orcas em cativeiro e que aquelas ainda presentes em seus parques serão as últimas a serem criadas.