Game incentiva construção de cidades sustentáveis
A construção de cidades sustentáveis e ecologicamente corretas invadiu o mundo virtual. Jogos onde o usuário é responsável por construir casas e cidades inteiras não são novidade, mas desde março um novo game tem chamado atenção por apresentar o conceito da eco-arquitetura.
Block’Hood, ainda sem nome em português, foi desenvolvido pelo arquiteto Jose Sanchez como um projeto de pesquisa na Escola de Arquitetura da Universidade do Sul da Califórnia, e a Devolver Digital comprou a ideia.
O usuário deve começar do zero a construção de um bairro, onde o foco de expansão é para cima e não para os lados – é possível criar prédios de até 20 andares. O jogador precisa garantir os recursos básicos: água, ar fresco e eletricidade, o que no jogo significa criar uma fonte de energia limpa, como eólica ou solar, e plantar árvores.
Dentro da lógica de cidade sustentável, Block’Hood trabalha com a ideia de que é necessário equivaler o consumo com a produção e, para isso, às vezes é preciso fazer malabarismos para compensar o desperdício de uns com a economia e geração de outros quarteirões.
O objetivo é manter a sustentabilidade do bairro e atender às necessidades de cada quarteirão, equilibrando a demanda por recursos com a produção dos mesmos.
O game está disponível na plataforma Steam para Early Acess, uma forma de distribuir o jogo antecipadamente, ainda inacabado, para que os próprios usuários comentem, dêem sugestões e façam críticas que ajudem os desenvolvedores a chegar ao melhor produto final possível.
Com informações do O Eco