Notícias

Belo Horizonte recebe cinema movido a pedaladas

Belo Horizonte recebe cinema movido a pedaladas
Crédito: divulgação

Pedaladas ecológicas vão gerar energia limpa para exibição de filmes a céu aberto. Este é o Cine Pedal Brasil, festival itinerante idealizado pela produtora Inffinito que chega a Belo Horizonte nos dias 18 e 19 de junho dentro da programação da Virada Cultural. O evento reúne o incentivo à mobilidade, a promoção da cultura e o fomento à saúde. Todos os longa-metragens exibidos terão como tema mobilidade urbana e meio ambiente.

O Cine Pedal conta com dez bicicletas fixas e dez bases onde o público pode encaixar a magrela, de qualquer tamanho e modelo, e começar a pedalar. Haverá também um pedal manual que poderá ser utilizado por crianças, idosos ou cadeirantes, tudo para gerar energia para as exibições. Os participantes precisam gerar no mínimo 1.300 watts para o cinema funcionar. Um sinalizador vai exibir, em tempo real, a energia gerada. Quem se interessar pelas pedaladas deve se inscrever no local do evento, ainda não definido.

“Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Queremos difundir o conhecimento sobre energias renováveis e fomentar a conscientização sobre o meio ambiente e a promoção de atitudes sustentáveis. Também desejamos incentivar o uso da bicicleta como alternativa ecológica e saudável de transporte nas cidades para contribuir com o aumento da mobilidade urbana”, explica Adriana Dutra, diretora do evento.

Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil terá ainda diálogo com especialistas na área de mobilidade urbana e um DJ para animar o público. Além da capital mineira, o evento também acontecerá em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.

Filmes

Com curadoria de Adriana L. Dutra, os filmes projetados serão os documentários “Bike vs Carros” e “5 vezes Chico – o Velho e Sua Gente”.

Bike vs Carros – com roteiro e direção de Fredrik Gertten, o filme aborda a questão da mobilidade urbana e como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades.

5 vezes Chico – o Velho e Sua Gente – aborda a temática do meio ambiente e conta a história, a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do rio São Francisco.

Diálogos

O Cine Pedal Brasil ainda promoverá Diálogos com o público sobre as temáticas abordadas nos documentários exibidos. Mediados também por Adriana L. Dutra, cineasta e diretora do Cine Pedal, os debates terão como temas: “mobilidade x inovação” e “meio ambiente e sustentabilidade x educação”.

Mobilidade x inovação – no diálogo será discutido como as novas tecnologias podem contribuir para a difusão e promoção de soluções inteligentes para a mobilidade urbana.

Meio ambiente e sustentabilidade x educação – Nesse encontro será debatida a importância do papel da educação na conscientização e informação sobre o respeito ao meio ambiente e práticas sustentáveis.

Cidades

Rio de Janeiro: 21 e 22 de maio

Florianópolis: 28 e 29 de maio

Porto Alegre: 04 e 05 de junho

São Paulo: 11 e 12 de junho

Belo Horizonte: 18 e 19 de junho

Programação em BH:

15h – Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários e ativação da tendas de relacionamento;

15h30 – Oficina de vídeo para crianças;

16h – Subida da tela e apresentação de DJ;

17h – Diálogos com o Público – debate entre representante do filme a ser exibido e profissionais ligados à sua temática;

18h30 – Exibição do filme;

22h – Fim da programação.