Notícias

Minas Gerais lidera geração de energia solar no país

Minas Gerais lidera geração de energia solar no país
Crédito: Google imagens

Apesar de o Brasil caminhar a passos lentos na implantação de geração de energia fotovoltaica, Minas Gerais dispara na frente com o maior número de micro e miniusinas, aquelas instaladas nos telhados de residências, no país.

O estado acumula cerca de 330 sistemas gerando energia, principalmente em residências, o que corresponde a 20% de todos os sistemas instalados no país. Embora a tecnologia ainda seja de custo alto, dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) apontam que nos últimos 10 anos o investimento ficou perto de 80% mais barato.

Atualmente, o preço médio de uma microusina é de aproximadamente R$ 20 mil. “O sistema é capaz de abastecer uma residência, de quatro pessoas, que tenha um consumo médio mensal da energia próximo a 300 kw/h”, compara Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar.

Segundo ele, o retorno do investimento acontece entre seis e nove anos e há equipamentos em funcionamento há mais de 30 anos. Ele diz que Minas tem um dos melhores recursos do país, com sol o ano inteiro. “A intenção agora é motivar o uso da energia em escolas, hospitais, creches, reduzindo as contas do próprio estado e municípios”, aponta.

Para se ter ideia do descompasso entre o Brasil e o mundo, a geração fotovoltaica brasileira corresponde ao que os Estados Unidos geravam em 1992. Na corrida mundial, o ensolarado Brasil largou atrasado e, por enquanto, a energia fotovoltaica na matriz nacional não corresponde nem a 1% do que gera países como a Alemanha, até pouco tempo líder na energia limpa, posto agora ocupado pela China. O Brasil gera cerca de 40 MW, o que lhe dá uma participação de 0,02% na matriz energética.

Com informações do Estado de Minas