População do Amazonas pode denunciar crimes ambientais por aplicativo
A população deve ser o maior aliado dos órgãos ambientais para coibir atividades prejudiciais ao meio ambiente. Para facilitar a denúncia de crimes ambientais no Amazonas, voluntários do Instituto Amazônia Mais desenvolveram um aplicativo.
A ferramenta Meu Ambiente irá funcionar como uma plataforma móbile e web de comunicação entre a sociedade e os órgãos de fiscalização e proteção ao meio ambiente, como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA), o Batalhão de Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e o Ministério Público Federal. O projeto também tem o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e do Movimento Ficha Verde.
Para denunciar, basta abrir o aplicativo, escolher a categoria de denúncia, inserir uma foto e todas as informações que possam ajudar o órgão fiscalizador e enviar a denúncia.
Segundo a diretora executiva do Amazônia Mais, Cíntia Fernandes, a ideia do aplicativo é trabalhar o conceito de “responsabilidade compartilhada”. O Meu Ambiente reúne 14 categorias de crimes ambientais, como queimadas, desmatamento, invasão de áreas protegidas, usinas de carvão ilegais, poluição de água ou tráfico de animais silvestres.
As denúncias recebidas serão direcionadas, automaticamente, ao órgão responsável, que terá acesso a todas as informações. A plataforma também disponibiliza um ranking de denúncias e um sistema que permitirá aos órgãos atualizar a população sobre a situação da denúncia.
A ferramenta é gratuita e está disponível tanto na internet quanto pelo aplicativo.