Array
Notícias

Educação ambiental pode se tornar disciplina obrigatória nas escolas

Array
Educação ambiental pode se tornar disciplina obrigatória nas escolas
Crédito: iStock By Getty Images

A educação ambiental pode ser incluída como disciplina obrigatória para alunos de todas as séries dos níveis fundamental e médio, caso a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) seja modificada. Esta é a proposta do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), por meio do PLS 221/2015.

Atualmente, as escolas são orientadas a abordar princípios de educação ambiental de forma integrada a outros componentes curriculares. O autor do projeto, no entanto, considera essa estratégia insuficiente para que os estudantes tenham formação sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade e sobre práticas como reciclagem e reúso de água.

Na discussão da matéria, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) observou que especialistas em educação desaconselham a incorporação de novas matérias aos currículos escolares, frente ao grande número de disciplinas obrigatórias.

“A ideia de questões ambientais serem tratadas em outros conteúdos, de maneira transversal, não diminui e sim amplia a preocupação com o meio ambiente, na medida em que se forma na criança e no jovem a ideia de analisar a proteção ambiental em diversas áreas do estudo escolar”, pontuou Lídice.

No final de março, o PLS recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Agora, a proposta segue para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).