Array
Notícias

Brigadistas da Amda flagram tentativa de captura de pássaros dentro do Parque Rola Moça

Array
Brigadistas da Amda flagram tentativa de captura de pássaros dentro do Parque Rola Moça
Equipe da Amda flagrou captura ilegal de aves no Parque Rola Moça / Créditos: Amda

A equipe de brigadistas da Amda flagrou captura ilegal de aves no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Casa Branca, Brumadinho. Os infratores foram vistos pela primeira vez na trilha de acesso à cachoeira da Óstea, localizada dentro da unidade de conservação.

José Roberto, coordenador de brigadas da Amda, que estava presente no momento do flagrante, conta que a equipe abordou os infratores, que fugiram do local ao perceber a presença dos brigadistas. No local, foram encontrados vários alçapões e um trinca-ferro (Saltator similis), espécie de pássaro muito visada pelo tráfico de animais, especialmente em função de seu canto. Esta ave vive em capoeiras, bordas de matas e clareiras e está sempre associado às matas (Wikiaves). Com hábito territorialista acentuado, recebe o nome de trinca-ferro devido à força que tem em seu bico.

Após o flagrante, a Amda informou a gerência do Rola Moça, Marcus Vinícius Freitas, sobre o ocorrido. Freitas se encarregou de comunicar a Polícia Militar Meio Ambiente (PMMA), para que o material apreendido fosse recolhido.

Sargento Passarini, da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), explica que o pássaro apreendido foi encaminhado para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), do Ibama, para ser reabilitado e devolvido a natureza. Passarini explica ainda que a captura de pássaros silvestres, dentro ou fora de unidade de conservação, é crime previsto na lei ambiental, e que se os infratores fossem pegos seriam conduzidos para a delegacia.