Notícias

ONG constrói escolas de garrafas pet em áreas carentes

ONG constrói escolas de garrafas pet em áreas carentes
Crédito: Hug It Forward

Uma idéia sustentável veio para solucionar dois graves problemas mundiais: a falta de acesso à educação e a degradação ambiental. O projeto “Escolas de Garrafas”, desenvolvido pela ONG Hug it Forward desde 2009, constrói centros de ensino com garrafas pet para comunidades carentes de El Salvador e da Guatemala. Mais de 50 casas já foram erguidas.

O objetivo é capacitar a própria comunidade para construir escolas. Além de possibilitar que mais crianças tenham acesso à educação, a população aprende, durante o processo, a importância do desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental, com a redução da quantidade de resíduos sólidos descartados nas ruas.

Para a construção, a base da estrutura é feita de concreto, como um edifício normal. Nas paredes, são usadas garrafas pet cheias de lixo não biodegradável, coletado pela comunidade. Estes substituem os tijolos ou blocos. Após erguer a parede de pet, o processo segue os mesmos padrões de uma construção. Em uma escola com duas salas são necessárias 6.500 garrafas.

A ONG disponibiliza o manual de construção em seu site e também aceita inscrições para voluntários ou pessoas que desejam financiar o projeto. Os membros da Hug it Forward esperam que a iniciativa se espalhe pelo planeta e garanta um ambiente sustentável.