Array
Notícias

Unidade de conservação é criada em Ilhéus

Array
Unidade de conservação é criada em Ilhéus
Parque Ponta da Tulha / Crédito: Fábio Coppola

A Bahia ganhou um presente antes de encerrar 2015. No dia 23 de dezembro foi publicado no Diário Oficial do Estado decreto que cria o Parque Estadual Ponta da Tulha. Localizado no município de Ilhéus, na região sul do estado, a unidade de conservação será administrada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Com uma área de quase 30 mil hectares, a unidade de conservação tem como objetivo proteger ecossistemas naturais da Mata Atlântica locais, das espécies da fauna e flora ameaçada de extinção ali residentes, além de propiciar o desenvolvimento de atividades de turismo ecológico, educação ambiental e de integração com a região, bem como o fomento de pesquisas científicas e monitoramento ambiental.

Os pesquisadores identificaram diversas espécies de insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Entre elas destacam-se o macaco-prego do peito amarelo (Cebus xanthosternos), considerada criticamente ameaçada de extinção, o mico-estrela (Callithryx kuhlii) também ameaçado, ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), onça-parda (Puma concolor), mico-leão-dourado (Leonthopithecus chrysomelas), sauá (Callicebus melanochir) e a preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), dentre outras.

Com informações do Wikiparques