Toyota garante economia de 57 milhões de litros de água por ano
Esforços e mudanças na gestão dos recursos naturais na produção industrial estão se tornando cada vez mais comuns em empresas que se preocupam com o meio ambiente e com uma produção mais sustentável. Este é o caso da Toyota.
Desde 2012, a empresa japonesa investe em alternativas para economia e tratamento de recursos hídricos utilizados nas linhas de produção de veículos do Brasil. O último relatório aponta que a montadora economizou 57 milhões de litros de água em um ano, quantidade suficiente para abastecer mais de 5 milhões de pessoas por um dia. Isso foi possível graças à diminuição do consumo para a produção de cada carro em 11,2%. Além de acabar com o desperdício, a Toyota trata todos os resíduos hídricos utilizados antes de retornarem às redes públicas.
Segundo o relatório, a emissão de dióxido de carbono (CO2) por veículo reduziu 87,64 kg, uma queda de 19,1% em comparação com os dados de 2012. Em um ano, a emissão diminuiu 282 toneladas, o que corresponde ao que 80 carros poluem por 10 mil quilômetros rodados.
A Toyota garante que continuará investindo em outras tecnologias para tornar a produção mais sustentável e que permitam a criação, inclusive, de carros elétricos e movidos a hidrogênio.