Array
Notícias

Máquina troca garrafas pet por comida e água para animais de rua

Array
Máquina troca garrafas pet por comida e água para animais de rua
Foto:Reprodução/YouTube

Os animais que vivem nas ruas da maior cidade da Turquia agora podem se alimentar de forma mais fácil, graças à uma inovação sustentável da empresa Pugedon, que instalou, em Istambul, máquinas que liberam ração para os bichos quando alguém deposita uma garrafa pet. Além da comida, as pessoas podem despejar o resto de água em um recipiente da cabine, para matar a sede de cães e gatos. O projeto propõe a conscientização da população para a reciclagem de garrafas plásticas e atenta ao número de animais abandonados na cidade, que já somam 150 mil.

Batizada de Posto de Reciclagem Inteligente, a máquina indica onde a pessoa deve depositar o resíduo. O espaço reservado para jogar a garrafa fica no topo, enquanto o local para despejar a água é mais abaixo. Esta cai em um recipiente ao lado de onde fica a ração, onde os animais têm fácil acesso à ração. O funcionamento da cabine é à base de energia solar e a reciclagem das garrafas consegue cobrir os eventuais custos de manutenção.

Na rua

A realidade de outras centenas de cidades não é diferente das ruas de Istambul. Em todas as partes é comum encontrar animais abandonados, sujos, doentes, se alimentando de lixo ou comidas fornecidas por pessoas. Recentemente, o problema ficou exposto nos Jogos Olímpicos de Inverno 2014, ocorrido em Sochi (Russia), onde uma grande quantidade de cães transitava pelas ruas da cidade.

A solução polêmica encontrada foi sacrificar os animais, o que resultou em uma mobilização de ativistas dos direitos dos animais. Eles entraram com uma ação para resgatar os cães e tiveram apoio de alguns atletas que participavam dos jogos. Alguns se comoveram tanto que, na volta para casa, adotaram alguns filhotes.