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Volkswagen se torna a grande vilã do meio ambiente

Uma das maiores montadoras de carro do mundo, a Volkswagen (VW), se envolveu em um grande escândalo ambiental. A empresa foi denunciada nos Estados Unidos, no dia 17 de setembro, por fraudar o software que calcula a quantidade de óxido de nitrogênio (NOx) emitida no planeta, presente em quase 500 mil automóveis a diesel vendidos no país. O assunto ganhou ainda mais repercussão quando o grupo admitiu que 11 milhões de carros no mundo todo possuíam o sistema adulterado. O caso levou, inclusive, à renuncia do presidente executivo da VW, Martin Winterkorn, nesta quarta-feira (23). O esquema já era investigado desde 2009.

A denúncia partiu da Agência de Proteção Ambiental (EPA) norte-americana, que observou o funcionamento do software de controle de emissões de gases na atmosfera. Os modelos Jetta, Beetle (fusca), Golf, Passat e o Audi A3, que pertencem ao grupo Volkswagen, fabricados entre 2009 e 2015, foram investigados. O sistema funciona apenas durante vistorias e, após aprovação para rodagem, os dispositivos ficam desligados e os veículos poluem mais que o permitido por lei.

O NOx é emitido após a combustão do óleo diesel e causa grande impacto ambiental, podendo afetar o sistema respiratório dos seres humanos e também contribuir para formação de chuvas ácidas, fenômenos que ocorrem quando a chuva fica com o ph muito baixo e ao entrar em contato com o solo, libera substancias tóxicas podendo contaminar a água de lagos, rios, causar a desflorestação e afetar na agricultura. A utilização de catalisadores pode diminuir a emissão destes gases no ambiente.

Em nota, o até então presidente executivo da companhia, Martin Winterkorn, pediu desculpas pela conduta adotada. “Pessoalmente e profundamente lamento muito que tenhamos quebrado a confiança de nossos clientes e do público. A Volkswagen não tolera nenhuma violação, nem de leis, nem de normas”, declarou. Martin ainda afirmou que não sabia do esquema de manipulação.

No Brasil, apenas veículos das categorias SUV, Picape, ônibus e caminhões podem ser fabricados com motor a diesel. O único modelo da Volkswagen é a Amarok. Por lei, veículos leves não podem ser fabricados com este sistema de combustível no país.