Notícias

Euler Cruz fala sobre casa sustentável na Terça Ambiental da Amda

Euler Cruz fala sobre casa sustentável na Terça Ambiental da Amda
Euler na Terça Ambiental da Amda / Crédito: Amda

Com púbico interessado e participativo, a Terça Ambiental da Amda reuniu, no dia 1º de setembro, mais de 50 pessoas no auditório do Senac. O engenheiro mecânico Euler Cruz foi o palestrante do evento, e falou sobre sua casa sustentável que foi construída com materiais de demolição, gera energia e armazena água da chuva.

A casa de Euler, que além de engenheiro é especialista em energia, foi a primeira residência de Belo Horizonte a instalar painéis fotovoltaicos para captação de energia solar. Apesar do sistema captar o dobro de energia que sua residência necessita, ele conta que continua dependendo da Cemig, mas em proporções muito menores.

“A noite, por exemplo, o sistema utiliza energia da Cemig devido a ausência do sol. Mas minha conta de luz que seria uns R$ 250,00 hoje é apenas R$ 50,00. Se todo mundo aderisse este sistema a necessidade de utilização das usinas para produção de energia seria infinitamente menor”, explica Euler.

O engenheiro também instalou em sua casa quatro caixas que coletam água da chuva, com capacidade de armazenamento de 150.000 litros. A água é utilizada para descarga sanitária, limpeza doméstica, regar o jardim, horta e pomar, etc.

Na construção da casa, Euler conta que utilizou madeira de demolição e ferro, tijolos e telhas reaproveitados. Além de ser barato e reduzir o custo, o engenheiro sempre deu preferência para a utilização de materiais mais sustentáveis.

Para conseguir o resultado obtido na construção de sua casa, Euler explica que precisou realizar vários testes e experiências, e por isso se considera um cientista. “Se todos se propusessem a ser cientistas em prol do meio ambiente, e testassem novas fórmulas e compartilhassem na internet, com certeza viveríamos em um mundo mais sustentável e ecologicamente correto”, afirma.