Array
Notícias

Empresa italiana desenvolve telha que substitui placas solares

Array
Empresa italiana desenvolve telha que substitui placas solares
Instalação das telhas solares é igual a de qualquer outro telhado / Crédito: Reprodução / REM

O mercado de arquitetura sustentável se expande cada vez mais e a preocupação pela estética é um dos fatores que influenciam diversos consumidores na hora de adquirir tecnologias para gerar energia limpa. Com o objetivo de solucionar os “problemas estéticos” envolvendo placas solares convencionais, as empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM aprimoraram a tecnologia e desenvolveram a Tegola Solare, uma telha cerâmica fotovoltaica que se integra à estrutura da casa ou edifício.

Feitas de cerâmica, as telhas possuem quatro células fotovoltaicas embutidas e a fiação segue embaixo do telhado para o conversor. Além de substituir os painéis para captação de luz do sol, a Tegola Solare pode gerar cerca de 3kw de energia em uma área instalada de 40m², ou seja, um telhado completo ou parcialmente coberto já poderia suprir as necessidades energéticas de uma residência.

A instalação das telhas fotovoltaicas é feita normalmente, como a de qualquer outro telhado, e a área que captará a luz solar depende da necessidade do imóvel. Por isso, os fabricantes também disponibilizam o mesmo modelo em telhas comuns. Se houver a necessidade de substituição de alguma dessas peças, o processo também é simples, devido ao aspecto modular do telhado.

A Tegola Solare já faz sucesso fora do Brasil, principalmente na cidade italiana de Veneza, local onde a maioria dessas peças já foram instaladas. Entretanto, essas telhas ainda são mais caras do que as placas convencionais.